categoria:

Saúde Integrativa no inverno

Blog---Saúde-Integrativa

A Medicina Integrativa reafirma a importância da relação entre o paciente e profissional de saúde, é focada na pessoa em seu todo, é informada por evidências científicas e faz uso de todas as abordagens terapêuticas e de estilo de vida, profissionais e disciplinas para obter o melhor da saúde e da cura.

A abordagem da Saúde Integrativa vai além das práticas mente-corpo, pois trabalha a autoconsciência do paciente para que ele faça a sua “roda da saúde” girar cada vez mais independente, a partir do autocuidado personalizado e de acordo com os seus valores e história de vida.

Legenda da imagem: Roda da Saúde – Duke Integrative Medicine (Centro de Medicina Integrativa ligada à Duke University, EUA)

O estilo de vida e hábitos saudáveis são os determinantes mais importantes dos resultados na prevenção de doenças e promoção da saúde e bem-estar.

Cerca de 78% das visitas ao médico na atenção primária estão relacionadas a estilo de vida (obesidade, síndrome metabólica, hipertensão, dislipidemia, doença cardiovascular, artrite, diabetes e osteoporose).  E 80% de todas as mortes prematuras são atribuídas aos fatores: dieta pobre em vegetais, uso do tabaco e falta de atividade física.

As principais organizações de saúde reconhecem que a taxa de doenças crônicas não transmissíveis só irá melhorar com intervenções no estilo de vida. 

No período do inverno ficamos mais vulneráveis a algumas doenças sazonais, sendo necessário dar ainda mais a atenção à imunidade diante da realidade da pandemia que estamos vivendo. Já que o corpo precisa aumentar o consumo de energia para manter a temperatura corporal, algumas pessoas comem mais e optam por refeições mais calóricas. Manter um alto consumo de vegetais pode ser um desafio, além disso, podem ocorrer oscilações de humor com os dias mais frios e cinzas e maior dificuldade para manter atividade física e se hidratar. Algumas estratégias de autocuidado ajudam a manter o equilíbrio: 

1. Tenha um plano de ação para o seu autocuidado – crie uma rotina de hábitos essenciais e possíveis de serem praticados, divida com alguém para te apoiar na estação. 

2. Cuide das suas emoções – perceber o seu humor ou a sua necessidade de conversar com alguém pode te proteger da “fome por ansiedade”. 

3. Tenha ao alcance alguns alimentos doces saudáveis, como uva passa, ao invés de chocolates. A busca pelo açúcar pode ser maior, mas você pode reeducar o seu sistema de recompensas do cérebro oferecendo cada vez menos.

3. Combine diferentes vegetais em sopas e caldos. A salada colorida e refrescante pode ir perdendo espaço no prato, então para manter o consumo de fibras é uma boa estratégia, principalmente à noite, pois vai o jantar leve ajuda na qualidade do sono.

3. Prefira chás ao invés do café. O aumento do consumo de cafeína após as 14h pode deixar você mais ansioso e o seu sono agitado. Busque outras fontes de vitalidade para manter o corpo aquecido e a mente alerta, como se manter fisicamente ativo.

4. Se hidrate. A sede pode não se fazer tão presente, mas a necessidade de água do seu corpo não varia tanto, utilize um despertador para te ajudar a lembrar que o seu corpo precisa atingir os [35ml/kg/dia]. Hidrate também a sua pele, que tende a ficar mais seca e áspera com a queda da temperatura.

5. Pratique atividade física, não fique esperando pela primavera, o calor que você busca pode ser mais acessível do que imagina! Ao invés de interromper a atividade física pelo frio, você pode usá-lo como um estímulo para manter a temperatura alta logo após sair do cobertor. Comece o dia com suor e música e anime o seu inverno.

6. Busque receber diretamente a luz do Sol na pele por alguns minutos do dia. É comum se expor menos ao Sol, um hábito necessário para a produção da Vitamina D, fundamental para o nosso sistema imune.

7. Faça uma prática de gerenciamento do stress. O contato com a natureza diminuído no inverno e contexto da pandemia podem tornar mais desafiador manter o equilíbrio. Práticas mente-corpo como yoga, meditação, Qigong e Tai Chi, auxiliam na manutenção do estado de presença. 

Mente e corpo vitalizados produzem um equilíbrio dinâmico, que gera saúde física, psíquica e emocional. Faça continuar girando a sua “roda da saúde” plena no inverno.

Escrito por Dra. Mylla Carneiro – Clínica Geral com abordagem da Saúde Integrativa (Pós-graduação A. Einstein) e Medicina do Estilo de Vida (Certificada pelo American College of Lifestyle Medicine).

Shape
Shape

+ posts

Veja mais

A Pele no Inverno

Durante o inverno, a baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele se torne mais seca. Além disso, é comum, nesta época, tomarmos banhos mais quentes e demorados, que provocam uma maior remoção da oleosidade natural,

Leia a matéria

Vacina contra Covid-19: Tomar ou não tomar?

Muito têm-se falado na mídia a respeito da vacina contra Covid-19. É ségura? É eficaz? Nunca na história da medicina houve tanto investimento financeiro e científico em uma vacina. Isto decorre pela importância da doença na sociedade e no impacto econômico e social que esta doença causa. No Brasil, temos

Leia a matéria