Como auxiliar na autorregulação pós-crise de crianças com TEA? Essa é uma pergunta comum em muitos ambientes. As crises comportamentais em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são momentos de grande desgaste emocional — tanto para a criança quanto para os cuidadores. Mas tão importante quanto saber lidar com a crise é compreender como auxiliar no processo de autorregulação após ela.
Neste artigo, vamos compartilhar orientações práticas e acolhedoras para ajudar a criança a retomar o equilíbrio emocional, reforçando a segurança e promovendo o desenvolvimento da autonomia.
O que é a autorregulação pós-crise?
A autorregulação é a capacidade de recuperar-se emocionalmente após um pico de estresse ou sobrecarga sensorial. Para crianças com TEA, esse processo pode ser mais desafiador e demorado, exigindo estratégias adaptadas e um ambiente seguro para se reorganizar internamente.
Como você pode ajudar nesse momento?
1. Ofereça um ambiente calmo e previsível
Após uma crise, a criança pode estar exausta e sensível a estímulos. Reduza luzes fortes, barulhos, agitação ou cobranças. Crie um espaço acolhedor, com pouca interferência sensorial.
2. Demonstre presença sem pressionar
Às vezes, a simples presença física do cuidador já é reconfortante. Fique por perto, respeitando o tempo da criança para se reequilibrar. Evite exigir explicações ou reações imediatas.
3. Utilize objetos de conforto
Itens como brinquedos favoritos, mantinhas ou fones abafadores ajudam a trazer familiaridade e segurança. Se a criança já usa estratégias de autorregulação (como compressão, balanço, respiração), incentive suavemente.
4. Valide os sentimentos
Mesmo que a criança não se comunique verbalmente, é importante que ela sinta-se compreendida:
“Foi difícil, né? Tá tudo bem. Estou aqui com você.”
A validação promove empatia e fortalece o vínculo emocional.
5. Respeite o tempo de recuperação
Cada criança tem seu tempo. Não há “prazo” para se acalmar. Evite apressar esse processo com frases como “já passou, né?” ou “vamos esquecer isso”. Dê tempo e espaço.
6. Reforce estratégias quando a calma retorna
Somente após a criança estar tranquila, é possível trabalhar com ela algumas estratégias que possam prevenir ou reduzir a intensidade das próximas crises. Pode ser o uso de cartões de comunicação, reforço positivo ou técnicas ensinadas por terapeutas.
A crise é apenas uma parte do processo. O momento pós-crise é uma oportunidade de promover acolhimento, ensinar estratégias e fortalecer a confiança da criança em si mesma e em quem a cuida.
Com paciência, empatia e apoio profissional, a autorregulação se torna um caminho possível — e mais leve — para crianças com TEA.Quer um atendimento de ponta? Conheça nossos profissionais e agende uma consulta na clinica MultiMed.